Lábios carnudos são sinônimo de sensualidade e desejo entre as mulheres. Divas do cinema como Angelina Jolie e influenciadoras digitais como Kylie Jenner são celebridades que colocaram o preenchimento labial na boca do povo e hoje esse é um dos procedimentos mais pedidos pelas mulheres e por alguns homens também.
Quem não nasceu com lábios naturalmente projetados, pode recorrer ao preenchimento labial que aumenta o volume e delineia o contorno da boca. Esse é o caso de muitas celebridades internacionais como Megan Fox, Lindsay Lohan, Britney Spears e Jennifer Garner e nacionais como Anitta. Aliás, a poderosa causou furor nas redes sociais ao aparecer com a boca bem maior. Foi criticada nas e rebateu assumindo que, sim, abre mão da técnica. “Faço preenchimento labial há muito tempo. Nos primeiros dias fica inchado, mas depois volta ao normal”, contou a musa pop em um vídeo publicado em uma de suas redes sociais.
Como o preenchimento labial é realizado?
A técnica utilizada varia de acordo com a necessidade de cada paciente. Existem preenchimentos para realçar o contorno dos lábios, aumentar o volume ou até para ganhar projeção. A substância utilizada nesse procedimento é o ácido hialurônico, que é uma substância presente no corpo humano e não causa reações, por isso sua aplicação é totalmente segura.
É importante não confundir a técnica com a aplicação da toxina botulínica, pois são procedimentos diferentes com objetivos também diferentes. A toxina é utilizada para amenizar marcas de expressão e rugas e age diretamente nos músculos. O ácido hialurônico é utilizado para preencher, volumizar, hidratar e dar projeção a algumas regiões da face.
A aplicação do ácido hialurônico nos lábios é rápida, feita em consultório, o que permite o rápido retorno do paciente às atividades normais. O ácido é injetado com uma agulha ou cânula e durante alguns minutos o local é modelado com uma leve massagem, o que ajuda a eliminar possíveis assimetrias.
Imediatamente após o procedimento podem ocorrer inchaços e hematomas locais que podem permanecer por até uma semana. Os resultados começam a aparecer em poucos dias e se tornam definitivos após aproximadamente três semanas. Nesse período, o paciente deve retornar ao consultório para avaliação e acompanhamento.
Assim como em outros tratamentos estéticos, o efeito do preenchimento labial é temporário, podendo chegar até a um ano e meio, variando caso a caso. A vantagem é que o paciente tem condições de ir se adaptando a cada aplicação conforme sua vontade e as indicações do profissional. Além disso, o ácido hialurônico estimula a produção de colágeno local mesmo depois do fim do seu efeito preenchedor.
Por ser uma aplicação delicada, é imprescindível que seja feita por um profissional altamente qualificado, que domine a técnica e a anatomia da face. Além disso, o profissional também precisa ter uma apurada visão estética e de simetria, permitindo assim um desenho harmonioso e um resultado com proporções realmente equilibradas.
Quais são os produtos que são utilizados?
A substância mais segura e recomendada para o preenchimento labial é o ácido hialurônico.
O procedimento é considerado uma cirurgia?
O procedimento não chega a ser considerado uma cirurgia, pois é realizado no próprio consultório, sem necessidade de internação hospitalar. O paciente pode retomar as suas atividades no mesmo dia.
Quanto tempo dura o efeito?
A duração do preenchimento com ácido hialurônico pode chegar até a um ano e meio, pois tem ação temporária e necessita de aplicações periódicas para a manutenção dos resultados. A única substância que tem o resultado permanente é a PMMA, que tem microesferas de acrílico e era muito usada há alguns anos. Hoje em dia essa técnica não é mais recomendada porque pode dar uma reação inflamatória crônica, deixando a região sempre vermelha e inflamada.
O que pode dar errado?
Os preenchimentos labiais com resultados insatisfatórios podem estar relacionados com a técnica de aplicação do profissional e com a natureza do produto. Se a simetria não é respeitada, a paciente pode ficar com aquele efeito “boca de pato”.
Para quem o procedimento é recomendado?
A recomendação depende de uma avaliação profissional. Existem situações de contraindicação, como no caso dos pacientes que têm doenças autoimunes ou alergia ao produto aplicado. Gestantes e pacientes com problemas de saúde crônicos também devem evitar essa técnica.
Quais profissionais podem realizar a técnica?
O procedimento deve ser realizado apenas por profissionais habilitados.
Existe algum tipo de estudo do rosto para deixar os lábios em harmonia com os traços do rosto?
O profissional tem que ter bom senso. Existe uma proporção natural dos lábios em relação ao rosto e do lábio superior com o inferior, que deve ser respeitada, para manter a harmonia da face.