O que é Sculptra ®

mulher segurando o rosto

O Sculptra® é um dos tratamentos mais eficientes do mercado para ativar e formar colágeno na pele. Indicado para homens e mulheres, ele aumenta em até 400% a produção de colágeno depois de aplicado, rejuvenescendo a pele, tratando ou prevenindo a flacidez e, em alguns casos, até rugas. O procedimento também é indicado para pessoas que apresentam perda de volume da face em decorrência de grande emagrecimento ou até mesmo para corredores e atletas.

O procedimento pode ser aplicado no rosto e pescoço trazendo uma melhora estética bastante natural. Os resultados do Sculptra® são surpreendentes e eficazes. Em apenas uma sessão já é possível perceber os resultados. Pois, além de tratar a flacidez,  faz com que a produção de colágeno seja acelerada, aumentando a espessura da pele e suavizando as linhas de expressão do rosto.

Além disso, o Sculptra® corrige o contorno da face, de acordo com o objetivo do paciente. Isso é possível porque o ácido poli-L-lático é uma substância que possui diversas finalidades, mas que, neste caso, é utilizada para estimular a produção de colágeno, melhorando a textura da pele da região aplicada, rejuvenescendo e restaurando o contorno facial. 

É importante entender que o ácido poli-L-láctico é um estimulador de neocolagênese. Essa é uma substância que pode ser usada para retardar o processo de envelhecimento da pele do rosto, com o objetivo de restaurar a perda de volume facial decorrente do processo de envelhecimento.

De acordo com estudos científicos, essa substância é usada na Europa, para fins cosméticos, desde 1999 e, nos Estados Unidos, para o tratamento de lipoatrofia pelo HIV, desde 2004.  O colágeno que é formado pode durar mais de dois anos, e os resultados obtidos são seguros e muito naturais, pois o ácido poli-L-lático segue as formas e os contornos naturais da pele. 

O Sculptra® é utilizado para diversos tipos de tratamentos, como:

  • flacidez da face, pescoço e do colo;
  • tratamento do sulco nasogeniano e labiomentual, mais conhecidos como bigode chinês e rugas de marionete;
  • tratamento de perda da gordura facial, incluindo os casos de pacientes com HIV tratados com medicamentos antirretrovirais.

O Sculptra® (ou ácido poli-L-láctico) é uma substância injetável utilizada diretamente na pele. O procedimento é considerado simples, e a cada sessão, geralmente, utiliza-se o conteúdo de 1 frasco do medicamento. De acordo com o fabricante, a substância deve ser diluída pelo menos 24 horas antes de ser aplicada no paciente.
 

Quanto tempo o Sculptra leva para fazer efeito? 

O lifting proporcionado com a aplicação do Sculptra® é melhor visualizado dois meses após a sua aplicação, pois é nesse período em que acontece o pico da produção de colágeno. Quando houver indicação de mais de uma sessão, a segunda deve ser realizada de 30 a 60 dias após a primeira. 

Os efeitos são cumulativos e podem ser percebidos após a segunda sessão, e a quantidade de sessões necessárias vai depender de cada pessoa. A maioria dos pacientes precisa de duas a três sessões. A manutenção costuma ser feita com uma sessão anual. A melhora é progressiva e duradoura. 

O Sculptra® não é indicado para mulheres grávidas (por falta de estudos sobre o uso do ácido poli-L-lático em gestantes), pessoas que tenham alergia ao produto ou a algum de seus componentes e não deve ser aplicado perto de infecções cutâneas.

Cuidados depois do procedimento

Por se tratar de um procedimento minimamente invasivo, a maioria das atividades cotidianas podem ser retomadas imediatamente. Porém, a região deve ser massageada segundo orientação do profissional, para evitar a formação de pequenos nódulos (granulomas). Para minimizar as manchas roxas compressas geladas e pomadas para hematomas podem ser utilizadas. O tempo de recuperação e os demais cuidados específicos devem ser avaliados individualmente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Olá! Tire dúvidas e marque consultas direto pelo WhatsApp agora mesmo!

Fale conosco pelo WhatsApp