Bichetomia

mulher bonita segurando o rosto

Conhecida por afinar o rosto, a bichectomia é um procedimento cirúrgico que pode ir além da estética. Apesar de ser muito procurada por quem deseja um sorriso mais destacado, a redução das bochechas, ou lipoplastia facial, é super indicada pelos dentistas. Na verdade, o procedimento pode ser chamado de estético e/ou funcional.  

Geralmente, os pacientes elegíveis à realizar uma bichectomia chegam ao consultório se queixando sobre bochechas volumosas ou “cara redonda”. Porém, por trás da estética pode haver desconfortos funcionais como o paciente morder as bochechas devido ao excesso de volume. Quando isso acontece é frequente que apareçam feridas e aftas dentro da boca, causando bastante incômodo. Por isso, a bichectomia pode ser uma grande aliada para acabar com o desconforto.

MAS O QUE É A BICHECTOMIA? 

A bichectomia, ou lipoplastia facial, é o procedimento feito para retirada parcial da “bola de Bichat”, que é a gordura das bochechas. Por ser um tecido adiposo, ele não acompanha o processo de emagrecimento do paciente e, consequentemente, não diminui com a perda de peso. Dessa forma, a cirurgia é uma alternativa para realçar as maçãs do rosto e a linha da mandíbula,  dando ao rosto um aspecto mais fino e alongado. Estima-se que a bichectomia seja capaz de afinar em até 70% a espessura da face. 

PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DA BICHECTOMIA

Os benefícios da bichectomia são percebidos logo após a cirurgia. Além da redução significativa do volume das bochechas, a cirurgia define as linhas da mandíbula e destaca os traços suaves da face. A redução das bolas de Bichat deixa o rosto mais simétrico, fino e alongado. 

Um dos mitos que cercam a bichectomia é o receio do rosto ficar flácido com o tempo. Porém, a cirurgia retira a gordura muito profunda em relação a pele e a área retirada não é tão grande a ponto de causar flacidez. 

COMO É A FEITA A BICHECTOMIA?

A bichectomia é feita de forma intra oral com anestesia local, por meio de um simples corte na região interna da bochecha. Em seguida, uma incisão com cerca de 2 centímetros é feita para a retirada de parte do corpo adiposo das bochechas.  Depois da retirada das bolas de Bichat é feita uma sutura no local. O procedimento pode levar até 40 minutos.  

TODOS PODEM FAZER BICHECTOMIA? 

A bichectomia, apesar de todos os benefícios, não é indicada para todo mundo. Por exemplo, quem já tem as maçãs do rosto bem altas e evidenciadas, por exemplo, não deve cogitar a cirurgia. Nesse caso, é necessário fazer uma avaliação com o cirurgião-dentista para um melhor diagnóstico. 

Além disso, pacientes submetidos a radioterapia ou quimioterapia, com infecções locais ou sistêmicas, trismo e cardiopatias severas também não devem fazer a bichectomia. A lipoplastia facial também não pode ser realizada em menores de idade, grávidas e pacientes com dismorfia corporal.

DENTISTAS PODEM REALIZAR A BICHECTOMIA? 

De acordo com a regulamentação do CRO, a área de atuação da odontologia compreende a parte acima da glândula tireóide até a raiz do cabelo. Dessa forma, o dentista é capacitado e autorizado a executar a bichectomia. 

CUIDADOS PÓS-OPERATÓRIOS DA BICHECTOMIA 

Assim como toda cirurgia, a bichectomia é um procedimento delicado e, assim, exige alguns cuidados pós-operatórios. Para garantir um bom resultado, o paciente deve: 

Cuidar da higiene bucal

Em qualquer procedimento cirúrgico odontológico é necessário a atenção redobrada com a sua higiene bucal para evitar inflamação na região. Para garantir uma boa higienização é recomendado usar escovas com cerdas macias, o fio dental e o enxaguante bucal. Afinal, a escovação completa dos dentes é a principal maneira de evitar o acúmulo de placa bacteriana e outras bactérias que deterioram a saúde bucal.

Cuidar da alimentação 

Durante o pós-operatório da bichectomia é importante evitar comidas sólidas e investir em uma dieta pastosa. Alimentos gelados também são recomendados para diminuir o desconforto após o procedimento.

Evitar esforço e exercícios físicos 

O paciente deve manter, no mínimo, duas a quatro semanas de repouso. Por isso, atividades físicas são vetadas nos primeiros dias após a bichectomia. Após esse período é importante manter o acompanhamento para garantir que a volta à rotina normal aconteça apenas depois da cicatrização completa.

Deixe um comentário

Olá! Tire dúvidas e marque consultas direto pelo WhatsApp agora mesmo!

Fale conosco pelo WhatsApp