O bigode chinês é um verdadeiro vilão da beleza e autoestima feminina. Apesar de também ser comum em homens, as mulheres são as mais afetadas e as que sentem mais os impactos de seu aparecimento.
O sulco nasogeniano ou “bigode chinês”, como é popularmente conhecido, é um dos sinais de envelhecimento facial mais comum e visível após os 30 anos. Esses tipos de rugas e marcas de expressão surgem em razão da perda natural de gordura da região facial, que se estende desde o nariz até os cantos da boca (nas marcas do sorriso).
Principais causas do sulco nasogeniano
O sulco nasogeniano ou “bigode chinês” é uma marca de expressão facial, mais comum em mulheres. Entre as principais causas destacam-se:
- predisposição genética;
- perda ou ganho excessivo de peso;
- falta de elasticidade na pele;
- perda de colágeno;
- posição viciada para dormir (de bruços com o rosto de lado ou apoiando a mão na bochecha);
- excesso de sol sem a devida proteção;
- tabagismo.
Assim como as causas, a profundidade das rugas e marcas de expressão do “bigode chinês” também podem variar de acordo com o paciente.
Tratamentos para o “bigode chinês”
A medicina estética está cada vez mais inovadora e vem apostando em diversas técnicas que visam resgatar a beleza e a autoestima das pessoas. Por isso, é possível encontrar diversos tratamentos para amenizar o aspecto do “bigode chinês” no mercado. Mas, os tratamentos indicados variam de acordo com a pessoa, faixa etária e o grau da marca de expressão, lembrando que quanto mais avançada a idade, maior e mais visíveis serão as marcas.
Os tratamentos mais comuns para o sulco nasogeniano são:
- injeções de botox (toxina botulínica);
- peeling facial;
- sessões de laser;
- radiofrequência;
- cremes anti-idade;
- preenchimento facial.
O preenchimento do bigode chinês com ácido hialurônico é um dos procedimentos estéticos mais comuns da atualidade. Ele consiste em injeções da substância no tecido subcutâneo ou na superfície da pele, de forma a preencher essa região. Esse preenchimento atua diminuindo a profundidade, criando volume e corrigindo as depressões e imperfeições da pele.
A aplicação de ácido hialurônico no bigode chinês é um procedimento simples, rápido, eficaz e a recuperação é imediata. O preenchimento não altera a fisionomia da pessoa, pois corrige a marca de expressão, atenuando os sinais do tempo.
As aplicações são realizadas em consultório, com aplicação de anestesia local sem sedação e leva cerca de 30 a 40 minutos, não sendo necessária a internação hospitalar.