Com o passar dos anos a produção de colágeno diminui, isso é um fato consumado. Porém, hoje existem diversas formas de estimular a produção de colágeno no organismo, uma delas é o bioestímulo de colágeno com hidroxiapatita de cálcio.
A hidroxiapatita de cálcio é uma substância encontrada no organismo e tem as mesmas características dos dentes e ossos humanos, isso minimiza os riscos de incompatibilidade ou sensibilidade. O produto age estimulando a produção de colágeno na área tratada e o resultado é uma melhora de volume, firmeza e qualidade de pele.
Esse procedimento é indicado para o preenchimento de planos profundos, sulcos e rugas. A hidroxiapatita de cálcio atua principalmente na melhora da flacidez e da frouxidão iniciais da pele, conferindo um ar jovial com maior elasticidade e firmeza. A vantagem é que o estímulo do colágeno traz resultados são mais duradouros que um preenchimento com ácido hialurônico.
O que prejudica a produção de colágeno?
Além do envelhecimento, fatores externos como tabagismo, excesso de exposição solar e à poluição e praticar exercícios físicos de forma intensa podem influenciar na produção.
Quais são os sintomas da perda de colágeno?
A perda do colágeno torna a pele se torna flácida, desidratada, sem volume e elasticidade. Com o avançar dos anos, também é comum o que acentua ainda mais os sinais do envelhecimento.
O que são bioestimuladores de hidroxiapatita de cálcio?
Bioestimuladores de hidroxiapatita de cálcio são substâncias que estimulam a produção de colágeno ao serem injetadas em determinadas camadas da pele. Seus principais benefícios envolvem a reposição de volume e a diminuição da flacidez, resultando na melhoria da qualidade da pele.
A bioestimulação ocorre por meio do estímulo aos fibroblastos, células responsáveis pela produção das fibras colágenas. A hidroxiapatita de cálcio pode ser aplicada nas bochechas, na mandíbula, no queixo, nas têmporas e no pescoço.
Como é realizado o procedimento?
Durante a avaliação realizada pelo profissional capacitado, são identificadas as áreas que precisam de aplicação. Em seguida, o preenchedor é injetado por meio de diversas inserções por meio de cânulas. Este método provoca menos dor e não envolve agulhas.
Quantas sessões são necessárias?
A quantidade de sessões necessárias depende do objetivo do tratamento. Se o objetivo é preencher uma sessão pode ser suficiente, mas no caso de flacidez o recomendado são duas ou três sessões. As sessões podem ocorrer em um intervalo de 30 ou 60 dias, variando de pessoa para pessoa. Além disso, sessões anuais de manutenção podem ser realizadas. No entanto, o profissional especializado irá definir o protocolo correto de acordo com o caso.
O que esperar do tratamento com hidroxiapatita de cálcio?
Os efeitos da hidroxiapatita de cálcio acontecem a longo prazo e são percebidos cerca de quatro semanas após a primeira sessão. Os resultados são graduais e efetivos, estimulando a produção de colágeno por até seis meses após o tratamento.
Assim, a pele do rosto rejuvenesce naturalmente, recuperando os contornos e o volume de maneira sutil. A hidroxiapatita de cálcio proporciona redução de rugas e marcas de expressão, melhorando a flacidez das áreas nas quais foi aplicada.
Além disso, garante excelentes resultados, mas sua aplicação requer uma boa capacitação profissional. As marcas comerciais mais conhecidas no mercado são RADIESSE E RENNOVA DIAMOND.